Em nome da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o deputado Renato Câmara (Republicanos) apresentou requerimento às secretarias de Estado, ao governador Eduardo Riedel (PP) e ao Imasul pedindo informações sobre o afundamento da barca de grande porte que afundou carregada de minério no Porto Gregório Curso, no Rio Paraguai no último dia 31.

A intenção, segundo Câmara explicou durante a sessão desta quinta-feira (5), é saber sobre quais providências já estão sendo tomadas, a fim de subsidiar os trabalhos da Comissão Permanente da ALEMS, da qual é presidente. O acidente resultou no despejo da carga atingindo as águas que permeiam e abastecem as cidades de Corumbá, Ladário e ainda a Comunidade Antônio Maria Coelho que, segundo o requerimento, é onde a água captada no Córrego Piraputanga já chegou às residências com intensa coloração avermelhada.

O documento pede os resultados já disponíveis das coletas e análises das águas dos rios e acompanhamento se o material atingiu o manancial, bem como acompanhar as medidas de recuperação da área. O requerimento ainda é destinado à pasta da Saúde, para determinar as ações e orientações dadas à população sobre a qualidade da água, se estão próprias para o consumo humano, bem como quanto ao possível fornecimento de água potável.

Sobre o mesmo tema, Paulo Duarte (PSDB) leu durante o pequeno expediente uma carta enviada ao Governo Federal pedindo audiência com o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT). “Visando diálogo com os órgãos ambientais competentes, principalmente com os órgãos responsáveis pela fiscalização e concessão de alvará de exploração de minério, sem que se precipite conclusões, queremos interlocução para que efetivamente a esse assunto seja dada a importância que tem que ser dada”, explicou Paulo Duarte.

Paulo Corrêa, presidente em exercício na sessão de hoje, afirmou que, em nome da Mesa Diretora, vai designar Zeca do PT e Paulo Duarte como representantes da Assembleia Legislativa em missão oficial para o encontro.

Deputados denunciam desastre ambiental em Corumbá e cobram providências